quinta-feira, 14 de abril de 2011

PORQUE DEUS NOS LEVA POR CAMINHOS DIFICEIS.

   
   Muitas vezes nos indagamos Deus pelo modo que Ele trabalha em nossas vidas, nós nunca conseguimos entender os meios que Deus usa para cumprir suas promessas em nós, quando achamos que vamos conseguir de um modo fácil os nossos sonhos, deparamo-nos com montanhas à nossa frente que nos força a tomar um novo rumo. Perguntamos então por que tantos alcançaram seus sonhos com facilidades, e nos temos que pagar um preço tão alto. Quero em poucas palavras lhe dizer o porque Deus nos leva por caminhos difíceis e incompreendido por nos.
     Após quatrocentos e trinta anos de cativeiro o que o povo hebreu mais queria era chegar à terra que Deus prometera a Abraão. Havia o caminho mais perto, que cortava pelo meio da terra dos filisteus, por onde levariam quinze dias para chegar à terra prometida, mais diz a Bíblia “que Deus não os levou pelo caminho mais perto” mais “fez o povo rodear pelo caminho do deserto”[1][1] por onde levaram quarenta anos para chegar à terra prometida.
     Em outro texto sagrado lemos a historia de Lazaro e suas irmãs Marta e Maria que eram amados por Jesus. Diz a Bíblia que Lazaro caiu enfermo e suas irmãs enviaram mensageiros para avisar Jesus; ao receber a mensagem Jesus disse que a enfermidade não era para morte mais para que a gloria do Senhor fosse manifestada. De Jerusalém a Betania havia um distancia de cerca de três quilômetros e Jesus demorou quatro dias para chegar à Betania e não somente isto, Lazaro já estava morto[2][2]!
     Põe-se no lugar de povo de Israel e no lugar de Marta e Maria, o que você ia pensar a respeito de Deus? Será que Deus é um brincalhão, nos deixou quatrocentos anos sendo escravizados e agora nos obriga a caminhar quarenta anos neste deserto? Ou, prometeu que nosso irmão não ia morrer e vem até nós depois que Lazaro esta sepultado a quatro dias?
     Muitas vezes não entendemos os planos de Deus, mais saiba: Ele esta no controle de todas as coisas, e quando ele nos leva pelos caminhos difíceis Ele quer:

1) nos dar experiência – imagine um povo que esteve durante toda a sua vida escravizados, sem experiências na arte da guerra ter que enfrentar o exercito dos filisteus até então desconhecidos pelo povo hebreu, você acha que eles venceriam? Deus está dando a você experiências pelos caminhos difíceis que esta passando: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado[3][3].

2) revelar o seu poder – se o povo tivesse ido pelo caminho mais perto eles não teriam visto o Mar Vermelhos se abrir, e não teriam visto a morte de Faraó e de seus cavaleiros. São nos caminhos difíceis que Deus opera seu poder para nos abençoar e nos dá a certeza que os obstáculos que surgirem em nossa trajetória serão removidos pelo poder que Nele há.

3) revelar o Seu cuidado em nossas vidas – são nos caminhos difíceis que podemos ver o cuidado de Deus em nós. Durante a caminhada no deserto Deus cuidou de todas as necessidades de Israel, nada lhes faltou.

4) mostrar a sua gloria – o povo no deserto foi testemunhas por inúmeras vezes da manifestação da gloria de Deus. Marta e Maria também foram.Mas para Deus revelar a sua gloria Ele teve que levar o povo para o deserto, Ele teve de permitir que Lazaro morresse e fosse sepultado.

5) tirar os excessos – os quarenta anos no deserto também tiveram por objetivo a morte dos murmuradores, para que somente uma nova geração entrasse na terra da promessa, o sepultamento de Lazaro tinha o objetivo de tirar de Marta a sua incredulidade, ela tinha de remover a pedra.

     Quem sabe Deus tem ti levado por caminhos difíceis, e você não tem compreendido o porquê de tantas lagrimas e sofrimento e tanta demora em alcançar seus sonhos, espero que esta mensagem lhe ajude a entender, que em todo este caminho que você esta percorrendo Ele esta querendo lhe revelar coisas grandes e maravilhosas que ainda é desconhecido por ti.
     Permita-me contar um testemunho.
     No ano de 1994 eu me casei na cidade de Palmas – To, estava desempregado não tinha um tostão no bolso, passei minha primeira noite com minha esposa dormindo em um colchão de solteiro na sala de minha sogra. Dois dias depois me mudei para um barraco no fundo da igreja que meu sogro pastoreava, um missionário havia mudado para que eu ali pudesse morar. Com uma pequena quantia em dinheiro que havia ganhado fiz minha primeira compra de alimentos. Para lavar roupa minha esposa usava uma escova que ao mudar o missionário tinha deixado e as cerdas já estavam se acabando. Um dia enquanto minha esposa lavava as roupas e eu estava assentado próximo dela, ela me disse: Saulo esta escova já não esta esfregando nada, só está na madeira; abaixei a cabeça e pedi a misericórdia de Deus. Passou alguns minutos[4][4] e chegou em casa uma criança, ela trazia nas mãos uma escova de lavar roupa e disse: Minha mãe foi ao mercado comprou esta escova e me mandou trazer para vocês. Naquele momento Deus me disse: sou Eu que cuido de você, as mínimas coisas que você precisar eu irei suprir, pois fui Eu quem te chamou.
     Já passaram quinze anos continuo servindo ao Mestre tenho passando por muitos caminhos difíceis, mais sei que Ele cuida de mim; não temas Ele cuida de você também!









[1][1] Ex. 13.17,18
[2][2] João 11
[3][3] Rm. 5. 3-5
[4][4] O Sl. 139.4 diz: Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.

2 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus Cristo seja com tantos quantos possam ler o artigo acima. Embora eu tenha o lido tanto tempo depois de escrito, quero Louvar à Deus pela vida de seu escritor. Creio no tempo de Deus para todas as coisas, é verdadeira a minha incapacidade de entender a motivação e duração das situações indesejosas em minha vida e este texto com certeza me ocorreu em momento oportuno e meditarei nele ainda algumas vezes para edificar este tempo em minha vida.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Jesus Cristo seja com tantos quantos possam ler o artigo acima. Embora eu tenha o lido tanto tempo depois de escrito, quero Louvar à Deus pela vida de seu escritor. Creio no tempo de Deus para todas as coisas, é verdadeira a minha incapacidade de entender a motivação e duração das situações indesejosas em minha vida e este texto com certeza me ocorreu em momento oportuno e meditarei nele ainda algumas vezes para edificar este tempo em minha vida.

    ResponderExcluir